Vida Pastoral: Grupo de Casais Divino Amor – ÁGAPE

A família é o nosso mais precioso tesouro e patrimônio da humanidade inteira. Queremos, enquanto casais, enquanto família cristã, perseverar ouvindo o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações (cf. At 2, 42). Queremos, de acordo com os ensinamentos de “Aparecida”, ser “discípulos missionários de Jesus Cristo”, “famílias evangelizadas…

Vida Pastoral: Como será a Catequese da 1ª Comunhão Eucarística a partir deste ano?

Tendo presente o projeto arquidiocesano do itinerário de INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ, em nossa Paróquia, as crianças que ingressarão no 1º ANO da 1ª COMUNHÃO, a partir de 2016, terão o seguinte Itinerário: FEVEREIRO e MARÇO: inscrições e a formação dos Catequistas. ABRIL, MAIO e JUNHO: encontros com os Pais e Responsáveis. JULHO: Celebração da…

Vida Pastoral: pastoral da Comunicação (PASCOM)

A pastoral da Comunicação (PASCOM) é comunhão, é ligação entre todas as atividades, pastorais, movimentos, associações que existem na comunidade, bem como com os meios de comunicação fora dela (jornais de bairro, rádios comunitárias, etc.). A Pascom se estrutura a partir de dois Documentos, a Instrução “Aetatis Novae” e o Estudo da CNBB 75, Igreja…

Vida Pastoral: O que é o CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL – CPP?

O Documento da CNBB Nº 100 – Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia – A conversão paroquial da paróquia, no seu número 290, diz: “A sociedade atual vive na interatividade. As pessoas participam, opinam e se posicionam sobre diferentes realidades do mundo. A conversão pastoral supõe considerar a importância dos processos participativos de todos os membros da comunidade paroquial. Para desencadear essa participação, é preciso estimular o funcionamento do Conselho de Pastoral Paroquial”. O CPP é o organismo representativo de toda a Paróquia, constituída por comunidades eclesiais. É sinal e instrumento de comunhão eclesial, lugar de encontro e de convergência, de diálogo e de irradiação pastoral. É considerado um organismo intermediário entre a Assembleia Paroquial de Pastoral, os ministérios, serviços, pastorais e movimentos. O CPP busca clarificar, discernir, deliberar, propor e planejar os compromissos comuns assumidos em Assembleia Paroquial de Pastoral.