JUSTIFICATIVA

O 13º Plano de Pastoral da Arquidiocese de Florianópolis, ao apresentar “A Igreja que Deus quer”, no número 7, ao falar da “Igreja da formação”, diz: « Na Igreja de Jesus Cristo, os fiéis são verdadeiros discípulos. Amadurecem constantemente no conhecimento, amor e seguimento do mestre Jesus, aprofundam-se no mistério de sua pessoa, de seu exemplo e de sua doutrina (DAp, 278d), no conhecimento da Palavra de Deus e dos conteúdos da fé (DAp, 226d). Nela cultiva-se o discipulado, a aprendizagem, que tem seu ponto de partida na iniciação cristã.

“A iniciação cristã, que inclui o querigma, é a maneira prática de colocar alguém em contato com Jesus Cristo e iniciá-lo no discipulado” (DAp, 288). A formação tem ponto de partida, mas não tem ponto de chegada, pois a formação é contínua, a catequese é permanente» (269).

Ainda, o 13º Plano de Pastoral, ao falar do Múnus da Palavra, nos recorda: «A Arquidiocese de Florianópolis deve assumir o ministério da Palavra como animação de toda ação pastoral, evangelizadora e missionária, em todos os âmbitos pastorais, como força de irradiação do anúncio de Jesus Cristo”.

As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil propõem: “A proclamação da Palavra de Deus pela Igreja é decisiva para a fé do cristão, já que ela possibilita o acolhimento livre do anúncio salvífico da pessoa de Cristo” (DBAEIB, 2011-2015, 129a). Sem o anúncio e a prática da Palavra, não há futuro para o cristianismo. A Palavra é universal, é dirigida a todos…» (281).

Desta forma, no Múnus da Palavra, diz o nosso Plano de Pastoral, é preciso «e) incentivar o uso da Palavra na catequese, sobretudo na Catequese com adultos, na iniciação à vida cristã e na formação bíblica e teológica das lideranças eclesiais» (282).

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

a) Objetivos Gerais

A Escola da Fé “Redemptoris Mater Gloriosa” tem por objetivos:

  1. propiciar aos fiéis cristãos (especialmente aos leigos e leigas engajados nos diversos serviços de evangelização e na pastoral eclesial) uma formação teológica sistemática, abordando os principais temas da doutrina cristã (teologia, liturgia, moral, bíblia, pastoral e espiritualidade);
  2. favorecer os elementos necessários para uma séria formação humana, teológica, pastoral e espiritual de nossos agentes de pastoral;
  3. propiciar o aprofundamento pessoal e o crescimento na experiência da fé cristã, em vista de uma renovação espiritual;
  4. contribuir na capacitação e qualificação dos agentes de pastoral e ministros leigos.

b) Objetivos Específicos deste CURSO:

  1. Estudar a apocalíptica judaica e o livro do Apocalipse, visando compreender o significado destes textos na tradição de fé judaico-cristã e sua importância teológico-eclesiológica para o nosso tempo.
  2. Possibilitar ao aluno uma melhor compreensão do livro do Apocalipse à luz das atuais conquistas da ciência bíblica. Desfazer impressões equivocadas sobre a apocalíptica, em geral, e o livro do Apocalipse, em particular. Despertar interesse em maior aprofundamento acerca da matéria.
  3. Ajudar o aluno a superar o mito de que o livro do Apocalipse é extremamente complexo e de difícil entendimento, fazendo-o compreender como o livro da esperança, da alegria e da coragem. Familiarizar o aluno com a linguagem e estilo escatológico do livro, seu objetivo principal e os objetivos secundários adjacentes, e com a estrutura básica do livro. Estimular o aluno à aplicação do conteúdo do livro de Apocalipse à sua vida e ação evangelizadora.

PÚBLICO ALVO e CONDIÇÕES PARA A MATRÍCULA

Fiéis cristãos, priorizando os agentes de pastoral atuantes em nossas comunidades, nas diversas pastorais, associações, movimentos, organismos e serviços eclesiais, particularmente os que estão a serviço da FAMÍLIA e da promoção da VIDA.
Para participar da Escola da Fé, os alunos deverão ter, ao menos, o Ensino Fundamental Completo, disposição para o aprendizado, frequência das aulas, desejo de conhecer mais profundamente os conteúdos da Fé e, quanto possível, engajamento em sua comunidade eclesial.

CRONOGRAMA DO CURSO * 2017

Período de Inscrição: de 01 de fevereiro a 4 de março de 2017
Início das aulas: 7 de março de 2017
Formatura: 05 de dezembro de 2017 (Missa: 19 horas | Certificação | Confraternização)
AULAS: 1ª Terça-feira de cada mês, das 20h30min às 22horas (2 h/a)
Carga Horária: 18 h/a ano
Local: Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima
Rua Afonso Pena, 1264 – Estreito – Florianópolis – SC | CEP 88070-650

 INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES

Na Secretaria Paroquial (de terça a sexta-feira, das 13h às 17h, e sábado, das 08h30min às 11h30min) – Telefone: (48) 3304-8014, de 1º de fevereiro à 04 de março de 2017

APROVAÇÃO e CERTIFICADO

Farão jus à aprovação e ao certificado, os alunos que participarem com assiduidade e proveito do Curso. O certificado será emitido pela FACULDADE CATÓLICA DE SANTA CATARINA (FACASC) e sua emissão estará vinculada à boa participação dos alunos, à frequência (mínimo de 75%) e ao aproveitamento do Curso (possíveis avaliações).

DIREÇÃO DA ESCOLA DA FÉ Redemptoris Mater Gloriosa

Diretor Geral e Supervisor do Curso pela FACASC: Prof. Dr. Pe. Tarcísio Pedro Vieira
Coordenador da Escola da Fé: Rubens de Campos Trovão
Secretário: Diác. Roque Inácio Führ
Equipe de Apoio: Miriam Maria Gil Rocha e Maria Salete de Souza Francisco

Responsável pelo curso APOCALIPSE: O LIVRO DA ESPERANÇA CRISTÃ

Prof. Me. Celso Loraschi (FACASC)

Comente